Por que algumas empresas não investem em marketing de relacionamento?

Por que algumas empresas não investem em marketing de relacionamento?

Muito se fala em relacionamento com cliente, marketing de relacionamento, era do cliente, etc. Mas, por que é tão difícil para as empresas colocar isso em prática? Por que o que vemos no dia a dia é o oposto das toneladas de livros, artigos e e-books que lemos sobre o assunto?

A profissional autora deste texto informa que frequento regularmente um restaurante de comida japonesa em Belo Horizonte e sempre que contribui para elevar o ticket médio dos clientes. Gosto do local porque o ambiente é agradável, a bebida está sempre gelada e existe variedade no buffet. Perceba que, o que ela percebe de diferencial lá, não passa de requisitos mínimos para um restaurante, que não é assim tão barato e está localizado na área nobre da cidade.

Bem, ainda assim, continua frequentando e constantemente está pensando nas estratégias deste restaurante. O site está em construção há tempos, não existe um trabalho efetivo nas mídias sociais, nem mesmo um cuidado com as avaliações do TripAdvisor (que não são poucas). Mas, o pior de tudo é que não existe nenhuma estratégia para fidelizar o cliente ou mesmo valorizar os que ainda assim são fiéis. Dentre os possíveis motivos para o “descaso”, ela acredita em dois deles como os principais:

A diretoria acredita que tudo é custo

Certamente contratar um profissional de marketing ou uma agência especializada para cuidar das mídias sociais, fazer um planejamento adequado e criar estratégias de marketing de relacionamento é visto como um custo, ou um gasto que “não compensa” pela diretoria. Esta é a triste realidade de muitas empresas brasileiras. Mesmo que algum funcionário mais visionário já tenha dado o toque, a direção se nega a ver valor neste trabalho.

Falta de conhecimento

Parece ridículo dizer isso na era da informação e acessibilidade, mas sim. Seja falta de conhecimento por parte da diretoria ou das lideranças na linha de frente, o relacionamento acaba ficando de lado por falta de conhecimento. Alguns empresários realmente creem ser suficiente abrir uma empresa, que os clientes inevitavelmente virão e continuarão vindo. Neste mesmo tipo de empresa, gestores desconhecem a importância do marketing de relacionamento e como isso poderia aumentar resultados. A consequência é um atendimento mais ou menos e nenhuma estratégia fortalecendo o diferencial competitivo.

Fonte: http://www.implantandomarketing.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*